20/03/2012

SEMANA DA LEITURA

Sob o lema “Cooperação/ Solidariedade”, realizaram-se várias atividades ao longo da Semana da Leitura, centradas nas horas de almoço: “À conversa com… Maria da Conceição Vicente”: apresentação de “O Diabo do Alfusqueiro”; “Partilha de Leituras”, ou seja, alunos, professores e pessoal não docente (D. Rosa Gomes, D, Fernanda, D. Carla, D. Alice, D. Ana e D. Rosa Oliveira) apresentaram leituras em vários géneros ao público presente na Biblioteca Escolar.

No dia 15 de Março, alguns alunos do 1º ciclo das Escolas de Barrô, Aguada de Baixo e Aguada de Cima receberam a visita do ilustrador Rui Castro, atividade patrocinada pela coordenadora pedagógica da Areal Editores, Filipa Pereira. Neste encontro, o ilustrador apresentou alguns dos seus trabalhos, explicando e demonstrando as várias técnicas utilizadas. No final, presenteou cada uma das escolas visitadas com uma ilustração original. Os alunos do 7ºE preparam a dramatização da obra “História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar” que apresentaram em teatro de fantoches aos alunos dos 3º e 4º anos da E.B. 1 de Aguada de Cima. Para além desta iniciativa promovida em articulação com a Biblioteca Escolar, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo estiveram envolvidos em diversas ações dentro e fora da sala de aula, assistindo, por exemplo, à peça de teatro proporcionada pela autarquia, "Serafim e Malacueco na corte do Rei Escama".

De salientar, ainda, a iniciativa “Toc’a Ler: um poema por dia… nem sabe o bem que lhe fazia!” que consistiu na leitura diária de poemas, sugeridos pela equipa da Biblioteca Escolar.
Para além das atividades destinadas aos alunos, a Biblioteca Escolar promoveu uma ação de sensibilização para os docentes dinamizada pela psicóloga do Agrupamento, Dra. Rosália Coelho. Nesta ação, denominada “Punhado de magia”, os presentes puderam compreender o significado dos Contos de Fadas; reconhecer a necessidade da magia no mundo infantil; relacionar os contos de fadas e o processo de maturação e relacionar os contos de fadas com o equilíbrio emocional da criança.

 Aqui fica o registo fotográfico de algumas atividades:
 

0 comentários:

Enviar um comentário