01/05/2010

2 DE MAIO - DIA DA MÃE

Para que possas oferecer à tua Mãe um presente especial, aqui te deixamos alguns poemas a ela dedicados:




À MINHA QUERIDA MÃE




Eis-me aqui em Portugal

Nas terras onde nasci.

Por muito que goste delas

Ainda gosto mais de ti.


Fernando Pessoa

(Tinha sete anos quando dedicou esta quadra à Mãe)



POEMA À MÃE

No mais fundo de ti,

eu sei que traí, mãe.


Tudo porque já não sou

o menino adormecido

no fundo dos teus olhos.



Tudo porque tu ignoras

que há leitos onde o frio não se demora

e noites rumorosas de águas matinais.



Por isso, às vezes, as palavras que te digo

são duras, mãe,

e o nosso amor é infeliz.



Tudo porque perdi as rosas brancas

que apertava junto ao coração

no retrato da moldura.



Se soubesses como ainda amo as rosas,

talvez não enchesses as horas de pesadelos.



Mas tu esqueceste muita coisa;

esqueceste que as minhas pernas cresceram,

que todo o meu corpo cresceu,

e até o meu coração

ficou enorme, mãe!



Olha - queres ouvir-me? -

às vezes ainda sou o menino

que adormeceu nos teus olhos;

ainda aperto contra o coração

rosas tão brancas

como as que tens na moldura;



ainda oiço a tua voz:

Era uma vez uma princesa

no meio de um laranjal...



Mas - tu sabes - a noite é enorme,

e todo o meu corpo cresceu.

Eu saí da moldura,

dei às aves os meus olhos a beber.



Não me esqueci de nada, mãe.

Guardo a tua voz dentro de mim.

E deixo-te as rosas.


Boa noite. Eu vou com as aves.

Eugénio de Andrade


QUANDO EU NASCI

Quando eu nasci,

Ficou tudo como estava.

Nem homens cortaram veias,

Nem o Sol escureceu,

Nem houve Estrelas a mais...

Somente,

Esquecida das dores,

A minha Mãe sorriu e agradeceu.

Quando eu nasci,

Não houve nada de novo

Senão eu.

As nuvens não se espantaram,

Não enlouqueceu ninguém...

P'ra que o dia fosse enorme,

Bastava

Toda a ternura que olhava

Nos olhos de minha Mãe...

Sebastião da Gama




0 comentários:

Enviar um comentário