18/11/2012

12 de novembro- Encontro com Richard Zimler na ESMC


  A propósito da vinda do escritor Richard Zimler à escola ESMC, foi lançado um desafio pela BE aos alunos do nono ano de Aguada de Cima: lerem e analisarem uma obra do autor, de forma a poderem participar na palestra dada p´lo escritor.
  As alunas que aceitaram o nosso desafio foram:

 - Filipa Vieira, nº8, 9ºE
 - Melanie Moreira, nº14, 9ºF
 - Micaela Ferreira, nº12, 9ºG
 - Rafaela Beleza, nº14, 9ºH





 
  No dia 12 de novembro realizou-se a palestra com o autor, tendo os alunos participado ativamente no encontro com o escritor. O dia foi passado na ESMC onde tiveram oportunidade de conhecer a escola sede, tal como é explicado nas notícias que os discentes do 9ºF elaboraram na aula de Português sobre esta atividade.


                    Richard Zimler

        No passado dia 12 de novembro, a Escola Secundária Marques de Castilho recebeu o escritor Richard Zimler e os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas Águeda Sul e da Escola Básica de Valongo do Vouga.
        Durante a manhã, os alunos do 9ºano do Agrupamento de Escolas Águeda Sul e da Escola Básica de Valongo assistiram à palestra do escritor Richard Zimler e à atuação dos alunos do Conservatório de Música de Águeda. Durante o encontro foram lidos alguns excertos dos livros do escritor e colocadas algumas perguntas ao mesmo.
           No final da palestra, os alunos almoçaram na Escola Secundária Marques de Castilho. Depois alguns membros da Associação de Estudantes realizaram uma visita guiada pela mesma e falaram dos cursos profissionais e áreas do ensino regular existentes. De seguida, os alunos tiveram a oportunidade de ter as suas aulas nas instalações da escola secundária. Finalmente, às 17 horas, os alunos dirigiram-se às suas respectivas escolas.
             Esta atividade foi promovida pela Escola Secundária Marques de Castilho com o objetivo de dar a conhecer o escritor e promover o gosto pela leitura.  
              No final, tanto os alunos como os professores acharam que esta atividade foi muito interessante e enriquecedora, nomeadamente no que toca aos seus conhecimentos sobre a literatura mundial.

                                                                                                                                    Jéssica Reis nº10 9ºF
                                                                                                                                                                        Gonçalo Carneiro nº7 9ºF

Visita à Marques de Castilho
       O escritor Richard Zimler visita a Escola Secundária Marques de Castilho.
            No dia 12 de novembro, a Escola Secundária Marques de Castilho contou com a presença do escritor, jornalista e professor americano Richard Zimler. Os nonos anos do Agrupamento de Escolas Águeda Sul e da Escola Básica de Valongo foram assistir à sua palestra.
            Richard Zimler nasceu em Nova Iorque, Roslyn Heights, em 1956, mas atualmente reside no Porto, exercendo a profissão de professor catedrático na Universidade de Letras desta cidade. Obteve a nacionalidade portuguesa em 2002. Atualmente já tem onze livros publicados em Portugal, entre os quais dois infantis (“Dança Quando Chegares ao Fim: bons conselhos de amigos animais” e “Hugo e Eu e as Mangas de Marte”) e o “Ultimo Cabalista de Lisboa” que se tornou bestseller em 11 países.
           Neste encontro, Richard Zimler esclareceu algumas dúvidas aos alunos e professores participantes sobre os seus livros e sobre outras questões mais pessoais.
           Durante o colóquio, os presentes contaram também com a atuação do Conservatório de Música de Águeda.
           De tarde, os alunos beneficiaram de uma visita guiada à escola com três alunos da Associação de Estudantes e em seguida tiveram aulas no mesmo estabelecimento. No final destas duas atividades regressaram às suas escolas. 
            Esta atividade foi muito divertida, ao contrário do esperado, permitiu-nos descobrir outras experiências de vida e ajudou-nos a encará-las com tolerância, o que é sempre uma mais-valia na luta contra o preconceito.
 
  
  Inês Duarte Silva nº8 9ºF
                     Melanie Martins Moreira nº14 9ºF
 

 Uma conversa com Richard Zimler

           No passado dia 12 de novembro, os alunos do 9ºano da nossa escola deslocaram-se à escola secundária Marques de Castilho para assistir a uma palestra com o escritor Richard Zimler.
           O encontro realizou-se no auditório da escola acima referida, onde se encontravam alunos do 9ºano de todo o agrupamento de escolas de Águeda Sul e os da escola de Valongo.
           Alunos e professores interagiram com o escritor, numa agradável conversa durante a qual Richard Zimler respondeu com algum humor às questões colocadas. O romancista falou um pouco sobre os seus livros e partilhou experiências da sua vida. Foi uma conversa bastante interessante onde o escritor mostrou o seu à-vontade e o seu lado mais divertido. 
           Depois da conversa com o escritor os alunos do conservatório de Águeda presentearam-nos com algumas atuações musicais onde evidenciaram o seu talento.
         No final vários alunos e professores aproveitaram para pedir alguns autógrafos e tirar fotografias com o escritor.
        O resto do dia foi passado na escola secundária Marques de Castilho onde nos foi dada a oportunidade de conhecer as suas instalações, por meio dos membros da associação de estudantes da mesma. Os alunos foram bem recebidos por toda a gente tendo revido até alguns amigos.
           Foi um dia empolgante e com muita animação que não os nossos alunos não esquecerão tão cedo, para quem gosta de ler aconselhamos desde já os livros deste prestigiado escritor que vão desde a infância até idade adulta.
Andreia Simões, Fernando Lemos e Valdemar Valente


 

0 comentários:

Enviar um comentário