01/06/2010

1 DE JUNHO - DIA DA CRIANÇA


Hoje, dia 1 de Junho,  comemora-se o Dia Mundial da Criança. Fica a saber um pouco mais sobre a origem desta efeméride, clicando aqui.
Conheces os Direitos da Criança? Podes consultá-los neste link.


O DIA DA CRIANÇA

É um dia em que cabem

todos os dias do ano

e as coisas mais bonitas

que não podem causar danos

os sonhos e os brinquedos,

as festas, as guloseimas,

as sombras de alguns medos,

as casmurrices das teimas

e também, com fartura,

o afecto e o carinho

com que se faz a ternura,

para mostrar ao mundo

que a guerra é uma loucura

e que o gosto de ser menino

é o nosso eterno destino.

José Jorge Letria




O MENINO GRANDE


Também eu, também eu.

joguei às escondidas, fiz baloiços,

tive bolas, berlindes, papagaios,

automóveis de corda, cavalinhos...



Depois cresci,

tornei-me do tamanho que hoje tenho;

os brinquedos perdi-os, os meus bibes

deixaram de servir-me.

Mas nem tudo se foi:

ficou-me,

dos tempos de menino

esta alegria ingénua

perante as coisas novas

e esta vontade de brincar.



Vida!,

não me venhas roubar o meu tesoiro:

não te importes que eu ria,

que eu salte como dantes.

E se eu riscar os muros

ou quebrar algum vidro

ralha, ralha comigo, mas de manso...



(Eu tinha um bibe azul...

Tinha berlindes,

tinha bolas, cavalos, papagaios...

A minha Mãe ralhava assim como quem beija...

E quantas vezes eu, só pra ouvi-la

ralhar, parti os vidros da janela

e desenhei bonecos na parede...)



Vida!, ralha também,

ralha, se eu te fizer maldades, mas de manso,

como se fosse ainda a minha Mãe...

Sebastião da Gama

0 comentários:

Enviar um comentário