15/12/2011

LITERACIA DA INFORMAÇÃO


“ (…) um indivíduo com competências de informação deve ser capaz de reconhecer quando a informação é necessária, e ter as capacidades para a localizar, avaliar e usar eficazmente"
American Library Association, 1989

A literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar a informação em variados suportes, é cada vez mais uma competência de sobrevivência para os cidadãos na Sociedade da Informação.
Com o objetivo de contribuir para que os alunos conheçam o mundo da informação e sejam capazes de identificar e manusear fontes potenciais de informação de forma efectiva e eficaz, avaliem criticamente a informação, sejam aprendizes independentes e ao longo da vida, a professora bibliotecária propôs desenvolver com todas as turmas do 5º ano um Plano de Desenvolvimento da Literacia da Informação.

Para concretizar este plano, foram calendarizadas várias sessões informativas e formativas para abordar diversos conteúdos:

- Apresentação do modelo de pesquisa Big6;
- Localização e acesso à informação nas diversas fontes (Como pesquisar nas enciclopédias e internet);
- Avaliação e validação das fontes e informação recolhida;
- Registo e indicação de fontes;
- Seleção, tratamento e comunicação da informação;
- Ética na utilização (os direitos de autor);
- Apresentação do produto final.

No 1º período, foram já abordados os 2 primeiros conteúdos, estando calendarizadas as restantes sessões para os 2º e 3º períodos.

Todos os alunos têm acesso à informação transmitida nas sessões, através da consulta dos tutoriais de apoio disponíveis neste blogue, na página "Guiões de apoio".

0 comentários:

Enviar um comentário