21/02/2010

VISITA DA ESCRITORA HELENA PIRES

A escritora Helena Pires vai visitar as escolas do nosso Agrupamento na semana de 22 a 26 de Fevereiro para apresentar os livros "Meia História" e "Tretaletra" aos alunos dos 1º e 2º ciclos. Estes alunos, durante o presente mês, puderam ler e apreciar as referidas obras nas aulas de Língua Portuguesa. Mas, os meninos da pré não foram esquecidos! Também eles assistirão às sessões da Helena.

Aqui ficam as capas dos livros que bem conheces e dois poemas para leres... e releres.

                             
                                

A LETRA R

Talvez sim
ou talvez não
em sentido,
direitinha,
eu sou aquela que roda,
ando sempre à rodinha.

Rodo, rodo,
rodo muito,
nunca, nunca,
em contramão,
rodopio, pio pio
como dança de salão.

Há quem diga que nasci
duma linha bem esticada,
linha curva ou linha recta
é coisa que não me inquieta.

Eu, cá, rodo,
rodo muito,
num rodopio infinito.

E digam lá
se não é bonito?

(in "Tretaletra")


UMA HISTÓRIA POR DIA...

Foi assim que começou
esta história que vos conto:

Meu avô sempre dizia
a jeito de brincadeira,
"toma" uma história por dia,
faz dela a tua alegria.

Meu avô sempre me dava
uma história para eu ler,
a seguir vinha outra história
que eu deveria escrever.

Meu avô sempre me dava
uma história para contar
aos crescidos à lareira,
aos miúdos por brincadeira.

Foi assim que eu cresci,
foi assim que me tornei
num escritor de palmo e meio,
num leitor de corpo inteiro.

(in "Meia História")

0 comentários:

Enviar um comentário