28/02/2010

VISITA DA ESCRITORA HELENA PIRES AO AGRUPAMENTO

 
A escritora e professora bibliotecária da Escola Secundária Adolfo Portela, Maria Helena Pires, visitou todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Aguada de Cima, durante a semana de 22 a 26 de Fevereiro.

Os alunos dos 1º e 2º ciclos leram e analisaram os livros “Meia História” e “Tretaletra” da referida autora durante o mês de Fevereiro, no âmbito das actividades do PNL. Durante as sessões com a escritora, puderam trocar impressões, colocar questões e relembrar os poemas criativos e com uma sonoridade tão agradável. Como agradecimento, os alunos ofereceram recriações de alguns poemas, dramatizações, adaptações musicais de poemas, quer em versões mais tradicionais, quer em modernos “raps”.

Na Biblioteca Escolar da Escola Básica nº 2 de Aguada de Cima, perante o olhar atento de alguns Encarregados de Educação e professores presentes, a escritora encantou os alunos do 2º ciclo, apresentando-lhes a sua poesia de uma forma descontraída, motivando-os para a leitura.

A escritora Helena Pires não esqueceu os pequenos alunos do ensino pré-escolar, promovendo a leitura através do contacto com os seus poemas, de forma mais lúdica, apelando à sensibilidade das crianças com recurso a música e objectos simples.

Depois de uma semana tão gratificante para todos, só nos resta agradecer, já que a escritora Helena Pires nos proporcionou momentos de grande diversão e que nos fizeram sonhar.

0 comentários:

Enviar um comentário